Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração do Imposto de Renda apresentou algum problema. O erro pode ser um dado preenchido incorretamente, algum rendimento incompatível ou, até mesmo, uma suspeita de fraude em análise.
Como saber se caiu na malha fina
Muitas pessoas só descobrem que caíram na malha fina depois de perceber que não receberam a restituição a que tinham direito. Para você ficar mais tranquilo, pode verificar a situação da declaração no site da Receita Federal. Veja o passo a passo:
- Entre no site do e-CAC;
- Faça o login com os dados necessários;
- Clique em “Meu Imposto de Renda (extrato DIRPF)”;
- Na aba “Processamento”, vá em “Pendências de Malha”.
Com esse passo a passo, é possível confirmar se a sua declaração caiu na malha fina e por qual motivo isso aconteceu. Saiba como gerar o código de acesso e-CAC para acessar o sistema de receita federal.
Caiu na malha fina, e agora?
Como dito, cair na malha fina significa que existe algum erro em sua declaração do Imposto de Renda. Caso seja apenas um erro de preenchimento ou algum dado esquecido, o problema pode ser resolvido através de uma declaração retificadora de IR, que é feita no próprio programa que faz a declaração.
É possível cair na malha fina sem motivos. Nesse caso, aguarde a Receita Federal fazer a notificação oficial e, então, apresente os documentos que mostrem que você está certo.
Caso o contribuinte não faça nada após cair na malha fina e ser notificado, a multa é de 75% em cima do valor do imposto, além de ter seu nome colocado no Cadin, o cadastro de pessoas que têm dívidas com órgãos federais.
Quanto tempo demora para sair da malha fina?
Não existe uma única resposta para essa pergunta. Esse tempo vai depender da quantidade de demandas da Receita Federal e, também, do problema identificado, já que a revisão é feita manualmente.